Bursite do olecrâno

Bursite Olecraniana

1

INTRODUÇÃO

Bursite Olecraniana (ou bursite do olécrano) é a inflamação de uma pequena bolsa de fluído localizada na ponta do cotovelo.

 

ANATOMIA

2

Bursa é um saco feito de uma fino tecido e escorregadio. Bursas são encontradas em vários locais do corpo, sempre quando é necessário lubrificação e proteção de estruturas anatômicas. Elas são preenchidas por uma pequena quantidade de líquido para diminuir o atrito.

A Bursa Olecraniana está localizada na ponta do cotovelo, permitindo os movimentos de flexão e extensao do cotovelo sem haver atrito do osso com a pele.

9

CAUSA

Bursite é a inflamação da bursa. Esta irritação e inflamação pode ocorrer de várias formas.

Em alguns casos, uma trauma direto, como queda com o cotovelo no chão pode levar a lesão da bursa, gerando sangramento interno da bursa e edema da pele. Este sangramento quando não absorvido normalmente pelo corpo pode levar a reação inflamatória. As finas paredes da bursa começam a ficar espessadas e inchadas gerando a bursite.

3

Outros casos, a bursite incia-se como um processo insidioso, por exemplo em pessoas que apoiam constantemente durante o trabalho ou atividades o cotovelo sobre uma superficies podem gerar irritação e espessamento gradual da bursa. Esta irritação crônica tambem leva a bursite.

8

Algumas vezes esta bursa pode ficar infectada, e pode acontecer de uma hora para outras, normalmente após uma pequena lesão na pele, bactérias que estão normalmente na pele entram e colonizam a bursa gerando uma infecção, ficando avermelhada, dolorina e quente.

SINTOMAS

Bursite Olecraniana causa dor e inchaço na ponta do cotovelo. Algumas vezes fica difícil apoiar o cotovelo. Algumas pequenas ondulações também podem aparecer.

Com o passar do tempo, a bursa começa a ficar espessada.

Se a bursite infectar, pode ocorrer dor mais forte, vermelhidão, inchaço, pode haver febre e saída de pus.

4

10

 

DIAGNÓSTICO

Um exame clínico realizado por um especialista é suficiente para o diagnóstico. Algumas vezes exames de imagem com Radiografias, Ultrassonografia e Ressonância Magnética podem ser solicitadas para outras avaliações.

TRATAMENTO

A maioria das vezes a bursite olecraniana é resolvida sem necessidade de nenhum tratamento específico. Quando existe uma dificuldade de reabsorção, pode-se lançar mão de drenagem por punção.

6

Quando existe a bursite crônica, o tratamento visa o controle da inflamação, evitar atividades de contato do cotovelo, repouso e até a proteção da ponta do cotovelo.

Algumas vezes pode ser necessário reabilitação com fisioterapia.

Se o médico evidenciar a presença de infecção, você terá que tomar antibióticos e poderá ser necessário a punção com agulha.

7

 

CIRURGIA

Quando existe a falha do tratamento conservador, pode-se realizar uma pequena cirurgia para retirar a bursa inflamada.

 

Leave a Reply